13 de outubro de 2005

Akinetón Retard

Gêneros, rótulos, pouco ou nada dizem. Tentem explicar porque raios - um exemplo - bandas e propostas tão distintas como Henry Cow, Volapük e Mahavishnu Orchestra são colocados lado a lado, na grande categoria do rock progressivo?!? Pior, como uma banda que se vale de instrumentos de câmara - oboé, fagote, bassoon, contrabaixo, etc. - como Univers Zéro ou Gatto Marte são confinados na mesma vala? A categorização alcança tamanha sofisticação, (ou antes, a falta dela) que torna-se irracional e aleatória, o que, ao invés de servir o propósito de guiar o iniciante, acaba por segregar e tornar de difícil acesso certas bandas.

Temos um exemplo na chilena Akinetón Retard. Por alguma singularidade imperscrutável do destino, esse grupo caiu nas graças da imprensa progressiva, que logo rotulou-a como uma das grandes inovações do estilo. Ainda que fiquemos na seara do Rock in opposition (R.I.O.) ou até do jazz-fusion, o rótulo é incompreensível. Talvez a utilização de coros e susurros no primeiro álbum da banda, homônimo (Independente, 1999), tenha lembrado a alguém do francês Magma, o que significou ainda algumas comparações ao sub-gênero zeuhl, só para piorar as coisas.

Ocorre que a banda trilha um caminho único - uma vera fusão de estilos - mas, sem sombra de dúvida, sua sintaxe é jazz, particularmente daquela cepa que vai fundar-se no improviso e experimentalismo criativo sem barreiras. E, por conta d'uns desvios de classificação, o quinteto corre o risco de jamais encontrar seu público.

Atrevimento. Este o elemento que melhor sumariza suas composições, um alinhamento entre a pirotecnia de John Zorn, a expertise de Fred Frith ou Sonny Sharrock e os desatinos de Sun Ra. Nas entrelinhas, Massacre, Naked City, Coleman, e tantos outros. A mistura é potencializada ao vivo, conforme já pude testemunhar, e como se vê também do recente Ao Vivo (Editio Princeps, 2005) que há de ser um dos melhores lançamentos do ano.

Passado o recado, não deixem de conferir neste luxuoso álbum duplo, que guarda gravações realizadas em terras chilenas e brasileiras, petardos como Morricoleman (Morricone+Coleman), DementiaAbsorbant, Blues en Re, e Primogenia Satiria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vejam o Akineton no Brasil!!! O site é www.niteroitv.com.br
O show foi fantástico e o vídeo está sensacional!!!!