22 de outubro de 2005

Guigou! II


Guigou Chenevier (Etron Fou Leloublan, Volapük) e Nick Didkovsky (Doctor Nerve), estão juntos em Body Parts (Cuneiform Records, 2000), que une duas das mentes mais brilhantes e ousadas do universo R.I.O/avant-prog, em um trabalho criativo e empolgante. Mantendo o nível de excelência de seus trabalhos nos grupos de origem, aqui Guigou e Didkovsky abusam das especialidades que os celebrizaram - de um lado a percussão inventiva, folksy e opulenta do mastermind do Volapük, d'outro as composições assimétricas e complexas, e a capacidade de improvisação enérgica e pesada de Nick Didkovsky. Interessante é ouvir Guigou acelerar seu 'ritmo' natural para acompanhar o frenesi espasmódico de Didkovsky, revelando uma faceta agressiva à altura do Dr. Nerve.


Boa parte das músicas apresentam vocais, ora por Didkovsky (Pet Song), ora por Chenevier (The Man Who Hated Pets, Beautiful as Democracy) e contém letras interessantes, geralmente cantadas em ritmo atropelado e gritado:


I hate that freaggin' dog/ I hate that freaggin' dog!/ Is that your dog?/ it should be on a leash! Is that your dog?/ it should be on a leash!


Chenevier tem a chance de mostrar sua verve percussionista em 'Bell'innommable', repetindo a dose em 'Soft Loud', sendo argutamente acompanhado por Didkovsky, que deixa de lado o peso para criar ambiências miríficas na sua guitarra. Já Didkovsky despeja toda sua proficiência em 'The Corpse' e 'One Wooden Leg', faixas que nos remetem ao seu já consagrado trabalho no Dr. Nerve.


Mas o destaque fica para a improvisação cataclísmica que é a última faixa, onde o duo apronta um escarcéu de microfonias, ruído, dissonâncias e solos esfuziantes, atingindo o auge em um rock pesado e distorcido como o Dr. Nerve nunca sonhou fazer (me lembrou Massacre). Genial!

Um comentário:

Anônimo disse...

A Victory for Pork
Bloggers discuss the defeat of the much-hyped Coburn Amendment. They also discuss a heated American Prospect critique of liberal hawks and look forward to the start of the World Series.
Hi, I like the stuff here, keep it up.

I have a ##how to make money online## site. It pretty much covers ##how to make money online## related stuff.

Wish I can see you there.